segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Figura de Linguagem

Figura de linguagem é uma forma de expressão que consiste no uso de palavras em sentimento figurado isto é, um sentido diferente daquele em que elas são empregadas normalmente.Muitas figuras de linguagem são empregadas tanto na língua escrita quanto na língua  falada.

Comparação e metáfora

Observe e compare estes enunciados:

O amor é um sentimento puro.
O amor é com uma carava de rosas.

Comparação é a figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres pela semelhança, de modo que as características de um sejam atribuídas so outro,e sempre por meio de um elemnto comparativo expresso:como, tal, qual semelhante a, que nem,etc.

Metáfora é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relção de semelhança, de intersecção entre dois termos.

Metoninia é a figuara de linguagem que consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de contiguidade, de proximidade.

Personificaçaõ ou prosopopeia é afiguar de linguagem que consiste em atribuir lingaugem, sentimentos proprios e açoẽs dos seres humanos a seres inanimados ou irracionais.

Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero.

Eufeminismo é o emprego  de palavra ou espressõ mais suave no lugar de outra considerada desagradavel ou chocante.
Ex:Ele se foi.
 Ele descansou.
Ele nasceu.
Ele entregou ao fim da viagem.
Ele passou desta para melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário