Regras da Abnt

Centro de Ensino Fundamental 31





O TRABALHO ESCOLAR: uma iniciação às normas da ABNT















CEILÂNDIA - DF
2011



APRESENTAÇÃO


Este manual visa orientar a padronização dos trabalhos escolares feitos pelos alunos do Centro de Ensino Fundamental 31 da Ceilândia, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT), ensaiando-os e incentivando-os à pesquisa em diversas fontes, meios e formatos.
O TRABALHO ESCOLAR
Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação. A seguir, mostramos, passo-a-passo, como organizar cada uma dessas etapas.

Primeiro passo: a pesquisa
O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade.

a) Seleção de informações
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.

b) Fonte confiável
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornais diferentes.
c) Livros, jornais e revistas
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta pra assuntos que exijam atualidade de informações. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.

d) Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da biblioteca da sua escola ou da sua cidade. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.


Segundo passo: a redação
Feita a pesquisa de informações, o próximo passo é escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo com o trabalho, podem-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para ilustrar determinados tópicos.

Dicas para escrever
Cada um tem um estilo próprio de escrever. Mas existem algumas recomendações úteis.
  1. Quanto ao conteúdo:
    • Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
    • Organize o material pesquisando, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
    • Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
    • Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.

  1. Quanto à forma
    • Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica mais ”arejado” e a leitura, mais fácil.
    • Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
    • Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
    • Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais importantes, como definições ou conceitos.
    • Faça a paginação das folhas.
    • Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente.
    • Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informação ou dificultem a leitura.

A apresentação do trabalho

Há inúmeras maneiras de apresentar um trabalho escolar. Tanto é verdade que, para um mesmo tema, dificilmente haverá trabalhos iguais em uma sala de aula. Cada um terá suas características visuais, sua capa e sua forma de organização. Alguns elementos, no entanto, devem fazer parte de qualquer trabalho escolar.
A seguir, mostramos uma forma de apresentação padrão:

Normas para a entrega de trabalhos escolares
Este documento, elaborado para auxiliar na apresentação de trabalhos escolares, segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adaptadas à realidade escolar.
  • Elementos pré-textuais
São informações que antecedem o texto e auxiliam na justificação e uso do trabalho. Abaixo, a lista dos elementos pré-textuais considerados obrigatórios:
a) Capa
O revestimento externo do trabalho, no qual devem constar as informações indispensáveis à sua identificação. Deve conter as seguintes informações:
    • Nome da Instituição
    • Nome completo do(s) autor(es) do trabalho
    • Título
    • Subtítulo, se houver
    • Nome da disciplina e do professor
    • Local (cidade da Instituição em que o trabalho foi apresentado)
    • Ano da entrega
  1. Sumário
Apresenta as principais divisões de um trabalho, seções e outras partes do documento na mesma ordem e grafia em que nele figuram, reproduzindo a sua estrutura e organização.
O indicativo de cada seção, divisão, capítulo, com suas subdivisões, deve ser acompanhado do respectivo número de página.
A palavra “SUMÁRIO” deve ficar centralizada, destacada graficamente (negrito, etc) e com a mesma fonte utilizada nas seções primárias do trabalho. Lembre-se: cada capítulo deve começar em uma nova página.

  • Elementos textuais
  1. INTRODUÇÃO
É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.
Os requisitos para uma boa introdução são:
  • Definição do assunto
  • Indicação do caminho a seguir
    • Importante: Somente a partir da introdução numeram-se as páginas do trabalho. Utilizam-se algarismos arábicos, sendo que a contagem das páginas inicia-se no sumário.
  1. DESENVOLVIMENTO
É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.
c) CONCLUSÃO
Onde se expõe o fechamento das idéias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.
  • Elementos pós-textuais
a) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc).
  • Todos os materiais que foram mencionados no texto do trabalho devem, obrigatoriamente, ser incluídos na lista de referências.
  • Após a consulta de qualquer tipo de documento, anotar os dados para não ter trabalho em coletá-los posteriormente na compilação das referências.
  • Quando consultar periódicos, lembre-se de anotar o local de publicação, volume ou ano e número do fascículo.
  • Na consulta de documentos na Internet, não esquecer de anotar o endereço eletrônico (URL), data de acesso (dia, mês e ano).
  • Para documentos impressos, retirar as informações, preferencialmente, da folha de rosto dos documentos.
  • Ordenar a referências em ordem alfabética.
EXEMPLO DE REFERÊNCIA:
Para Livro:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Título da Obra. Cidade: Editora, ano.
Exemplo:
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 1997.

Para artigo de Revista:
GUIMARÃES, João L. A oficina do sabor. Superinteressante. São Paulo, ano 9, n. 12, dez. 1997, p. 34-49.

Exemplo de reportagem de jornal:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo.
São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Obs.: Quando não aparece o nome do autor da obra, entra-se pelo título, ou pelo nome do jornal ou revista.


Exemplo de e-mail:

ACCIOLY, F. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por mtmendes@uol.com.br em 26 de jan. 2001.


Exemplo de artigo de revista na Internet:
SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov.1998.
Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Aceso em: 28 jul. 2002.

Exemplo de fita de vídeo:

AZEVEDO, Maria Izabel (Coord.) Os perigos do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1995. 1 fita de vídeo (30 min.), VHS, son., color.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

FORMATAÇÃO
a) Papel e Fonte
O papel utilizado no documento deve ser de cor branca, de boa qualidade e o formato deve ser o A4 (21cm x 29,7 cm). O texto deve ser digitado ou datilografado na cor preta, com exceção das ilustrações, no anverso (frente) das folhas.

Texto do trabalho
Fonte tamanho 12 (Arial ou Times New Roman)
Citações com mais de três linhas
Fonte em tamanho menor do que a utilizada no texto.
Paginação
Fonte em tamanho menor do que a utilizada no texto




b) Margens da Folha
As margens da folha devem permitir uma encadernação e uma reprodução corretas. Conforme a ABNT (2002), as especificações são as seguintes:
Margem esquerda
3,0 cm
Margem superior
3,0 cm
Margem direita
2,0 cm
Margem inferior
2,0 cm

c) Espacejamentos
Segundo a ABNT (2002), deve-se adotar os seguintes espacejamentos (entre linhas) para a digitação ou datilografia:
  • Texto (corpo do trabalho digitar com espaço duplo.
  • Citações com mais de três linhas Digitar em espaço simples.
  • Legendas das ilustrações e tabelas Digitar em espaço simples.
  • Títulos das subseções Separar do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos.
  • Notas Digitar ou datilografar em espaço simples
  • Referências Digitar em espaço simples e separá-las entre si por espaço duplo.

d) Alinhamento
Paginação
  • Importante: a numeração das páginas de um trabalho só é colocada a partir da primeira folha de texto (Introdução).
  • A numeração é feita em algarismos arábicos a 2 cm da borda superior direita da folha.
  • Quando existir apêndice e/ou anexo, as folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar continuidade à do texto principal.
  • Nos trabalhos utiliza-se somente o anverso (frente) do papel, sendo a contagem da paginação em número de folhas.











Veja a seguir um modelo trabalho escolar:


CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 31


NOME DO ALUNO


DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSOR:Ana Paula


Figuras de Linguagens








CEILÂNDIA - DF
2011







SUMÁRIO



INTRODUÇÃO...............................................................03

1 DESENVOLVIMENTO (TÍTULO DO CAPÍTULO) .................. 04

2 DESENVOLVIMENTO (TÍTULO DO 2º CAPÍTULO) ................ 05

2.3 desenvolvimento (SUBTÍTULO DO 2º CAPÍTULO) ................ 07

3 DESENVOLVIMENTO (TÍTULO DO 3º CAPÍTULO) ................ 08

CONCLUSÃO .............................................................. 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................... 11

ANEXOS ...................................................................... 12




INTRODUÇÃO

É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.



1 DESENVOLVIMENTO


É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.



CONCLUSÃO

Onde se expõe o fechamento das idéias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc).

Exemplo:
ACCIOLY, F. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por mtmendes@uol.com.br em 26 de jan. 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: 2002.

BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 1997.

GUIMARÃES, João L. A oficina do sabor. Superinteressante. São Paulo, ano 9, n. 12, dez. 1997, p. 34-49.

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo.
São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.


SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov.1998.
Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 jul. 2002.



ANEXOS

Aqui se inserem fotos, gravuras reportagens ou outras informações que se considerarem pertinentes ao trabalho.